29 de janeiro de 2015

COMUNICAR EM SEGURANÇA

No âmbito da comemoração do dia da Internet Segura a 8 de fevereiro, a equipa da biblioteca escolar estabeleceu uma parceria externa com a Fundação Portugal Telecom (PT), que possui um programa que procura alertar e combater a iliteracia no uso das tecnologias de informação, sobretudo dos mais novos.
 A iniciativa Comunicar em Segurança, dinamizado pela Fundação Portugal Telecom, procura alertar a comunidade educativa para o uso correto e seguro das tecnologias de informação, designadamente Internet e telemóvel, através de sessões de sensibilização que decorreram junto dos alunos do 1.º CEB nas seguintes escolas:
-       EB/JI de Gião
-   Centro Escolar de Labruge
-       EB/JI de Modivas
-       Centro Escolar de Mindelo
-       EB/JI de Vilar do Pinheiro
-       EB Gonçalo Mendes da Maia

Atendendo à massificação da Internet e das TIC, a BE procura acompanhar o percurso dos alunos fornecendo a informação adequada sobre os seus riscos, perigos, vantagens e desvantagens.
As turmas demonstraram total interesse e atenção nesta atividade, ficando surpreendidos com os riscos e os erros que cometem diariamente. A participação ativa dos alunos comprova a importância da abordagem desta temática.

22 de janeiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

No dia 19 de janeiro decorreu nas duas EB 2, 3 a primeira fase do CNL. Os vencedores foram:


EB D. Pedro IV:
1.º Luís  Rebelo - 9.º C
2.º Eduardo Ramos - 9.º B
3.º Matilde Bertão - 9.º B

EB "A Ribeirinha":
1.º Igor Costa - 9.º L
2.º Carla Piloto - 7.º H
3.º Inês Macedo - 9.º L

14 de janeiro de 2015

“O Pelicas vai à Escola” – Ação sobre poupança para crianças




No dia 14 de janeiro, a equipa da biblioteca escolar, em parceria com o Montepio, organizou uma ação sobre poupança para crianças.

Esta iniciativa decorreu, de manhã, na BE da EB Gonçalo Mendes da Maia, sendo a primeira sessão para as turmas desta escola e a segunda sessão para os alunos da EB de Parada que se deslocaram a esta BE para assistirem à atividade. Da parte da tarde, decorreu uma outra sessão para os alunos do 1.º CEB de Fajozes.
A formadora apresentou o projeto “O Pelicas vai à Escola”, referindo o objetivo deste projeto que pretende divulgar, nas escolas junto dos alunos do 1º Ciclo, o que é o

mutualismo e os valores que os sócios partilham entre si de igualdade, respeito pelo próximo, não descriminação e de solidariedade, bem como a importância de poupar para prevenir situações adversas que possam ocorrer no futuro. Além destes aspectos, e integrado no âmbito da cidadania procuram sensibilizar as crianças aspectos como:

·      
- O apelo à importância do respeito pelos outros sem fazer discriminação (sexo, cor, religião, classe social, riqueza, cultura)
·     

- Respeito pelo meio ambiente e pela natureza

·      -Distinção entre o que são desejos e necessidades
·    - Demonstrar que o apreço, valor e felicidade da pessoa não advêm apenas do facto de ter muitos bens
·      - Promover a poupança como forma de previdência e autonomia financeira
·      - Alertar que poupar é para todos e é ecológico


Este projeto procura contribuir para a educação para a cidadania junto dos mais novos que serão os pilares futuros da sociedade.
A atividade foi do agrado dos alunos, tendo os presente saído mais enriquecidos com os temas abordados.

No final da sessão, as dinamizadoras da formação entregaram uma surpresa aos presentes.

Projeto “Leituras Vi(vidas) III”


As bibliotecas escolares, com o intuito de promover a leitura neste agrupamento e considerando que a plena formação do aluno passa, indubitavelmente, por um processo e hábito de leitura, encontra-se a desenvolver o Projeto “Leituras Vi(vidas) III” . Este projeto, pretendendo proporcionar aos alunos experiências de novas leituras, vai levar a cabo um conjunto de atividades experimentais de Leitura e Escrita. Assim, pretende-se facilitar a aproximação da
comunidade escolar aos modos de ler, desenvolvendo atividades que visam o desenvolvimento crítico da leitura.

A equipa da BE junto dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB está a dinamizar o livro “Ler é divertido" de Todd Parr, abordando as vantagens da leitura e fomentando o gosto pela leitura. De seguida, o aluno seleciona um livro, que se encontra

num baú, para ler em casa e constrói um “Mapa Mental” de acordo com as orientações dadas pelas professoras bibliotecárias. Na sessão de entrega dos trabalhos realizados, será feita uma partilha de leituras dentro da turma.

9 de janeiro de 2015

“Newton gostava de ler!” - experiência emulsionante

No dia 08 de janeiro, a equipa da biblioteca  realizou a primeira sessão  do projeto “Newton gostava de ler!” no primeiro ciclo. Este projeto, proposto pela Fábrica- Centro de Ciência Viva de Aveiro, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares e com o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, visa a divulgação da leitura e da ciência junto dos alunos. Ao mesmo tempo, pretende-se desmistificar a ideia de que a biblioteca é o lugar das letras e não da
ciência. Assim, nas escolas de Fajozes e Centro Escolar de Mindelo, as professoras Ana e Márcia dinamizaram o primeiro módulo: “ Uma experiência emulsionante!” que depois será replicado nas restantes escolas para todas as turmas de 4º ano. 

Partindo da audição e leitura expressiva/partilhada do texto “Na tacinha das natas”, os alunos foram convidados a realizar uma experiência emulsionante (E emocionante!): fazer manteiga a partir
de natas. Explicados os procedimentos e o material necessário, os grupos de trabalho colocaram mãos à obra com entusiasmo e o resultado foi um naco de saborosa manteiga! No final, e após a prova da iguaria, professoras e alunos conversaram sobre todo o processo de modo a perceberem como as natas líquidas e brancas se transformaram na manteiga amarela e sólida.


O projeto continuará ao longo do ano com a concretização de mais 4 módulos que incluem experiências diversificadas.