14 de janeiro de 2015

“O Pelicas vai à Escola” – Ação sobre poupança para crianças




No dia 14 de janeiro, a equipa da biblioteca escolar, em parceria com o Montepio, organizou uma ação sobre poupança para crianças.

Esta iniciativa decorreu, de manhã, na BE da EB Gonçalo Mendes da Maia, sendo a primeira sessão para as turmas desta escola e a segunda sessão para os alunos da EB de Parada que se deslocaram a esta BE para assistirem à atividade. Da parte da tarde, decorreu uma outra sessão para os alunos do 1.º CEB de Fajozes.
A formadora apresentou o projeto “O Pelicas vai à Escola”, referindo o objetivo deste projeto que pretende divulgar, nas escolas junto dos alunos do 1º Ciclo, o que é o

mutualismo e os valores que os sócios partilham entre si de igualdade, respeito pelo próximo, não descriminação e de solidariedade, bem como a importância de poupar para prevenir situações adversas que possam ocorrer no futuro. Além destes aspectos, e integrado no âmbito da cidadania procuram sensibilizar as crianças aspectos como:

·      
- O apelo à importância do respeito pelos outros sem fazer discriminação (sexo, cor, religião, classe social, riqueza, cultura)
·     

- Respeito pelo meio ambiente e pela natureza

·      -Distinção entre o que são desejos e necessidades
·    - Demonstrar que o apreço, valor e felicidade da pessoa não advêm apenas do facto de ter muitos bens
·      - Promover a poupança como forma de previdência e autonomia financeira
·      - Alertar que poupar é para todos e é ecológico


Este projeto procura contribuir para a educação para a cidadania junto dos mais novos que serão os pilares futuros da sociedade.
A atividade foi do agrado dos alunos, tendo os presente saído mais enriquecidos com os temas abordados.

No final da sessão, as dinamizadoras da formação entregaram uma surpresa aos presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.