21 de maio de 2020

22 de maio - Dia Internacional da Biodiversidade

O que é a Biodiversidade?

 BIO significa VIDA
 DIVERSIDADE significa VARIEDADE

"A Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta, o ambiente em que vivem e a relação que mantêm com outras espécies." 

"A Biodiversidade é preciosa para a nossa sobrevivência. Mas este conceito nem sempre é bem percebido. Somos todos diferentes, assim como os animais e os insectos que habitam a Terra e os oceanos, e todos nós precisamos uns dos outros para viver num ambiente natural comum". 
Vê os  seguintes vídeos:
 "Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve história sobre Evolução"
https://youtu.be/pYbKhi5rqqs

"Dá a mão à floresta - Biodiversidade, vem aprender mais sobre as abelhas!"
https://youtu.be/dfwuYtKckas

A Biodiversidade é muito importante para a vida e a sobrevivência da Natureza. Os nossos hábitos de consumo e gestos diários têm um grande impacto na biodiversidade. 

O que podemos fazer para a sua preservação?
- Poupar recursos: não deitar fora as coisas que ainda podemos usar (reutilizar); fechar a torneira enquanto escovamos os dentes; apagar sempre a luz quando saímos de uma divisão da casa.

- Manter o ambiente limpo: fazer a separação do lixo e colocá-lo nos respetivos ecopontos (reciclar);  quando vamos passear, para o campo, para a montanha ou para a praia, antes de irmos embora, recolher todo o lixo que fizemos, não o deixando espalhado na Natureza. 

- Seguir os caminhos e itinerários marcados, quando passeamos na Natureza, para não interferir com o habitat natural de alguns animais, causando-lhes insegurança.

- Dar o exemplo através das nossas atitudes de preservação da Natureza (por exemplo não deitar lixo para o chão).

- Não arrancar plantas- mesmo que sejam flores muito bonitas ou os insetos incomodem, temos que pensar que quem invadiu o espaço/casa deles fomos nós.

- Escolher animais de estimação que estejam habituados a viver com humanos, tais como cães ou gatos; não escolher animais que têm de ser capturados e removidos do seu habitat natural.

- Usar sacos reutilizáveis quando vamos às compras. Evitar os sacos de plástico.

- Reciclar o lixo orgânico, como cascas de legumes ou frutas, cinza, borra do café, cascas de ovos, os restos da manutenção dos jardins , folhas ou plantas secas, entre outros, para fazer a compostagem.

- Partilhar com os amigos a informação que conhecemos sobre os animais e o ambiente, para que cada vez mais pessoas tenham hábitos responsáveis em relação à biodiversidade.
Adaptado de: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.