24 de novembro de 2015

Educação Literária – 1.º Ciclo



A equipa da BE, em articulação com os docentes do 1.º ciclo, encontram-se a ler e a explorar obras que constam da Educação Literária, que é um domínio de referência nas novas Metas Curriculares de Português definidas pelo Ministério da Educação em abril de 2012.

A criação deste domínio, que indica os objetivos a alcançar e os respetivos descritores de desempenho, pretende, por um lado, valorizar a literatura junto dos alunos, uma vez que veicula tradições e valores e, como tal, é parte integrante do património nacional, e, por outro, contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão.
Neste contexto, a BE, procura disponibilizar os livros pedidos pelos professores do agrupamento, sempre que possível, e apresentar propostas de trabalho para os livros trabalhados. Para fomentar os alunos para este domínio, as professoras bibliotecárias dinamizam atividades diversificadas (dramatizações, leitura coletiva, livros digitais ...), com o objetivo de motivar os presentes para a leitura. Os livros que se encontram a ser dinamizados neste período são:



1.º ano: Corre corre cabacinha de Alice Vieira
2.º ano: A Girafa que comia
estrelas de José Eduardo Agualusa
3.º ano: conto O fato novo do sultão de Guerra Junqueiro
4.º ano: O Gigante Egoísta de Oscar Wilde



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.