30 de novembro de 2015

A raposa e o corvo

Em articulação com os professores das turmas, as professoras bibliotecárias selecionaram a obra "Teatro às três Pancadas" de António Torrado, recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 4º ano de escolaridade para trabalhar com algumas turmas do agrupamento.


Como motivação para a leitura, foi lida e explorada a fábula da Raposa e do Corvo, seguindo-se a exploração da cena de teatro com o mesmo título.
A atividade terminou com a dramatização desta peça de
teatro pelos alunos. O corvo, a raposa e o narrador desempenharam papéis ativos nas
bibliotecas. 






Cheira a Natal nas Bibliotecas Escolares!

Com o aproximar do Natal, a equipa da BE tem realizado montras de livros alusivas a esta época festiva para despertar os sentidos dos nossos leitores.


Missão cumprida!


Frederico


A equipa da BE tem dinamizado o livro de Leo Lionni intitulado Frederico, neste final de outono.
O livro fala de uma família de ratos que recolhe provisões e todos trabalham, exceto Frederico, que aparentemente não faz nada. Mas ele também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras... Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação. 
Este livro permite articular com o currículo, nomeadamente com a matemática, estudo do meio, além da área de língua portuguesa...


24 de novembro de 2015

Educação Literária – 1.º Ciclo



A equipa da BE, em articulação com os docentes do 1.º ciclo, encontram-se a ler e a explorar obras que constam da Educação Literária, que é um domínio de referência nas novas Metas Curriculares de Português definidas pelo Ministério da Educação em abril de 2012.

A criação deste domínio, que indica os objetivos a alcançar e os respetivos descritores de desempenho, pretende, por um lado, valorizar a literatura junto dos alunos, uma vez que veicula tradições e valores e, como tal, é parte integrante do património nacional, e, por outro, contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão.
Neste contexto, a BE, procura disponibilizar os livros pedidos pelos professores do agrupamento, sempre que possível, e apresentar propostas de trabalho para os livros trabalhados. Para fomentar os alunos para este domínio, as professoras bibliotecárias dinamizam atividades diversificadas (dramatizações, leitura coletiva, livros digitais ...), com o objetivo de motivar os presentes para a leitura. Os livros que se encontram a ser dinamizados neste período são:



1.º ano: Corre corre cabacinha de Alice Vieira
2.º ano: A Girafa que comia
estrelas de José Eduardo Agualusa
3.º ano: conto O fato novo do sultão de Guerra Junqueiro
4.º ano: O Gigante Egoísta de Oscar Wilde



23 de novembro de 2015

Dia Mundial da Televisão - 21 novembro

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de novembro. Neste sentido, a equipa da BE dá a conhecer factos relevantes a esta “caixa mágica”, não esquecendo de colocar a música de abertura da RTP naquela altura.

Em Portugal, a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980.
Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.


Foi uma verdadeira viagem ao passado que despertou a curiosidade dos nossos alunos que, certamente, iria continuar nas suas casas!

Em algumas turmas, os alunos experimentaram "fazer televisão" num programa em direto sobre as suas leituras.

Animais... e muito mais

Este livro de Maria Luísa Carvalhas apresenta-se em forma de jogo, tomando a leitura uma atividade divertida. Rimas e curiosidades sobre o mundo fascinante dos animais, com ilustrações que põem à prova a capacidade de atenção e observação dos mais novos.
Como motivação para a leitura, os alunos tinham uma caixa surpresa de onde foram retirando os animais intervenientes no livro.
Após a descoberta dos animais e a exploração do livro, foi proposta uma atividade de acordo com a faixa etária dos alunos. 


Uma atividade empolgante que permitiu a participação ativa do grupo!

20 de novembro de 2015

Missão Pijama

A equipa da BE, em articulação com o Centro Escolar de Labruge e o JI de Gião, associou-se à Missão Pijama que é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
A Missão Pijama da MUNDOS DE VIDA nasceu com este propósito e tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas de sensibilização, sendo uma das mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA.
Neste contexto, após a explicação desta missão nos dias de hoje, foi lido e explorado o livro “Elmer e o ursinho Perdido” de David Mckee para os mais pequenos. O elefante Elmer, aos quadrados coloridos, mais famoso no mundo inteiro, anda à procura do ursinho de peluche do Bebé Elefante.
Para os mais velhos, foi explorado o livro “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein .

No final de cada sessão, as turmas cantaram e dançaram o hino da missão pijama. Sem dúvida, um dia com uma magia diferente em torno dos afetos.

17 de novembro de 2015

Eu sou e tu és especial!

No contexto da temática da identidade e do género,  foi dinamizado o livro “Sou Especial Porque Sou Eu!” de Sarah Massini.
Como motivação para a leitura, foi criado um momento de partilha em que cada aluno apresentou o seu colega, destacando o que ele tinha de mais especial.
Após a leitura e exploração deste livro, os alunos mais novos concluíram que, afinal, todos somos especiais.
Esta história é um exemplo de como um menino transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica!


Um livro recomendado para crianças e graúdos.

13 de novembro de 2015

Quadras de S. Martinho

Os professores de português de 2º ciclo desenvolveram, com os seus alunos, uma atividade de S. Martinho: elaboração de uma quadra por  turma. Eis o resultado!


Lindo é o S. Martinho
As minhas castanhas vou assar
São tão deliciosas
Só me apetece festejar 
                                   6ºB

12 de novembro de 2015

Teatro de sombras no S. Martinho


Durante esta semana, a equipa da biblioteca escolar realizou uma atividade para as EB/JI do agrupamento no âmbito da comemoração do dia de S. Martinho que conquistou os alunos.
Para explorar a lenda de S. Martinho foi lido e explorado um poema do livro “Canta o Galo Gordo” de Inês PupoGonçalo Pratas e Cristina Sampaio. Seguiu-se a audição do poema musicado com a respetiva mímica.
A sessão continuou com a dinamização de um teatro de sombras com as personagens e alguns elementos alusivos à lenda de S. Martinho. Em algumas escolas os alunos fizeram a dramatização da lenda.
Em algumas escolas houve, ainda, uma partilha entre turmas do teatro sombras, dramatização  ou do poema musicado, surpreendo os restantes alunos. 



Foram momentos de grande entusiasmo vividos pelos nossos alunos que tiveram a oportunidade de experimentar a magia do teatro de sombras.


Dedos de bruxa. Nham, nham!


Na sequência da exploração do livro Receitas nojentas, pela equipa da biblioteca, durante a comemoração do Halloween, alunos do Centro Escolar de Mindelo apresentaram, em papel e ao vivo, uma receita nojenta/deliciosa confecionada em família: "Dedos bruxa". Estes pequenos e sugestivos biscoitos de amêndoa fizeram a delícia dos colegas  que adoraram a surpresa!

Nas várias bibliotecas do agrupamento surgiram também outros trabalhos surpreendentes.

9 de novembro de 2015

S. Martinho


A lenda de S. Martinho, recriada por Gonçalo Pratas e Inês Pupo numa versão complementada com CD, no livro "Canta o galo gordo" foi reproduzida, nas nossas bibliotecas, em sombras chinesas.

3 de novembro de 2015

O Principezinho - Concurso

 

O clássico de Antoine de Saint-Exupéry, realizado por Mark Osborne, autor de "O Panda do Kung Fu" vai chegar aos cinemas portugueses a 3 de dezembro. 

Está aberto um concurso para a tua turma ou para ti no sentido de desenvolver as áreas de português e artes para estimular a tua/vossa imaginação.

Prestem atenção aos prazos.
Inscrevam-se na biblioteca. Há um prémio à vossa espera!

Vê o trailer do filme aqui