15 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a equipa da biblioteca escolar dinamiza, ao longo desta semana, várias atividades, nas EB/JI, tendo como suporte a promoção do livro.
No dia 13 de outubro, foram dinamizados dois livros, de acordo com o público-alvo, em parceria com as enfermeiras da Saúde Escolar de Vila do Conde que se deslocaram à EB/JI de Fajozes para sensibilizar os alunos sobre esta temática, dinamizando atividades com todas as turmas. Os alunos apreciaram os livros dinamizados e as atividades levadas a cabo, que permitiram a interação dos presentes.
No dia 14 de outubro, no Centro Escolar de Mindelo, os alunos dos 3º e 4º anos receberam a visita da Dr.ª Lara (nutricionista) e da enfermeira Antónia, da equipa da Saúde Escolar de Vila do Conde que desenvolveram o tema “À volta da roda dos alimentos”. Na primeira sessão, dirigida à turma 7 MIN, após a dinamização de um livro relacionado com a temática, a Drª Lara fez uma apresentação sobre a roda dos alimentos, tendo os alunos participado   A sopa verde, aprendendo que sopa boa é a de legumes e hortaliças!
entusiasticamente. A segunda sessão abriu com a participação especial da mesma turma (4.º ano da professora Ilda) que deu o seu testemunho em matéria de alimentação saudável e animou os presentes com o “Hino dos bananinhas”. Esta turma também decorou a BE para a semana com trabalhos realizados no âmbito do PASSE (Programa Alimentação Saudável Saúde Escolar). Depois de explorar em pormenor a roda dos alimentos, a equipa da saúde escolar propôs que os alunos do 3º/4º ano compusessem refeições, partindo de um baralho de cartas especial, com imagens dos vários
alimentos, à semelhança da atividade realizada na EB/JI de Fajozes. A turma 3 do Jardim participou ativamente na dinamização da história
Nas restantes escolas, a equipa da BE promoveu a leitura através de livros e poemas alusivos à temática, fizeram adivinhas, cantaram músicas e exploraram a temática da alimentação. Na EB Gonçalo da Maia, a turma do 3.º ano preparou uma surpresa para os colegas mais novos, declamando um poema de Eugénio de Andrade e cantando uma música sobre a alimentação.
Os livros selecionados foram A sopa verde, A surpresa de Handa; O dia em que a barriga rebentou e o Quiquiriqui.

Leituras saudáveis!

O DIA DA ALIMENTAÇÃO NAS EB D. PEDRO IV E RIBEIRINHA

Nas EB de Mindelo e Ribeirinha, foram lidas informações relativas ao tema Dieta Mediterrânica por alunos destas escolas a várias turmas. Para tornar mais interessante esta atividade, a leitura foi acompanhada por um conjunto de produtos constantes deste tipo de alimentação que causaram muita curiosidade junto dos alunos que não se pouparam ao mais variado tipo de questões.
Paralelamente, nas duas bibliotecas estão patentes duas exposições de trabalhos de alunos feitos com a orientação de professores de ciências naturais.

              



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.