2 de maio de 2014

Encontro com... João Cunha Silva

           No dia 2 de maio, visitou o Agrupamento o escritor João Cunha Silva para apresentar a sua obra “O Pintas e o osso do dinossauro”.
Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Pedro IV, os alunos do 2º e 3º ano da EB/JI de Vilar do Pinheiro perceberam que o gosto pela escrita e pela leitura podem ser iniciados com pequenos gestos como a oferta de um caderno em branco ou a leitura diária de poucos minutos.
“Abre-se o livro e começa a magia”, este foi o mote para a narração interativa entre o escritor e os alunos da estória do Pintas. Foram momentos mágicos que os alunos vivenciaram com alegria e entusiasmo na recriação da aventura do pequeno cão que aprendeu a não desistir dos seus sonhos e a partilhar com os outros os seus tesouros.
O encontro permitiu estimular, nos discentes, o desenvolvimento do vocabulário, a memorização da sequência de acontecimentos, as perceções sensoriais e a expressão oral.



Durante a segunda sessão, na biblioteca escolar da EB/JI de Fajozes, os alunos do 1º e 2º ano, para além de viajarem nesse mundo da magia, ficaram atentos ao significado da frase do escritor “ler é um superpoder”. De facto, sensibilizou-os para que usufruam dos recursos da biblioteca, de modo a melhorarem a sua leitura, escrita e diversificarem os seus conhecimentos.

Após a leitura d’”A Maria da Lua”, o escritor respondeu com satisfação às questões dos alunos. A sessão terminou com a oferta das obras de João Cunha Silva ao fundo documental das Bibliotecas Escolares do agrupamento. Tal como, na sessão anterior, houve um momento de autógrafos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.