26 de março de 2014

Comemoração da Semana da Leitura

Com o tema central da Comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa decorreu na EB 2,3 D. Pedro IV, a Semana da Leitura com várias atividades de promoção da leitura.
          A festa, dedicada à Língua Portuguesa, celebrou-se com sessões de leitura em todas as turmas da escola. Essa atividade contou com a participação direta de cinquenta e três alunos, doze professores, sete assistentes operacionais e um encarregado de educação. Esses com textos em prosa ou poesia fizeram relembrar ou dar a conhecer aos alunos cerca de quarenta autores lusófonos.


A Comissão Administrativa Provisória associou-se também a esta comemoração através da leitura de dois poemas declamados pelo Dr. Domingos Santos, na sala dos professores.
Palavras conhecidas e outras a explorar foram recebidas, inicialmente, com admiração por algumas turmas perante a presença de outros colegas e/ou elementos da Comunidade Educativa nas suas salas de aula. Os temas tratados por cada texto foram entendidos por professores e alunos que, por entre sorrisos e palavras de agradecimento, acolheram de modo agradável os leitores.
À poesia associou-se a música. Dirigida pela professora Lisete Almeida, a turma do 6.º E, presenteou os professores com um momento musical baseado no poema Ser Poeta de Florbela Espanca.
Em articulação com as turmas do ensino do pré-escolar do Centro Escolar de Mindelo, foi realizada uma sessão de leitura com um pequeno grande leitor do 5.º ano que declamou poemas da escritora infanto-juvenil Luísa Ducla Soares.
O ambiente alusivo à língua portuguesa foi reforçado com a audição dos poemas de Henrique O’Neill, Alexandre Perafita, Nuno Júdice, José Jorge Letria e Mário de Sá Carneiro do álbum “Vai pousar onde quiseres”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.