17 de junho de 2013

Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca

O Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, dia 17 de Junho, foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1994, procura sensibilizar a opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca e de aplicar a Convenção das Nações Unidas sobre a Desertificação.
A desertificação é atualmente considerada um dos maiores e mais urgentes problemas com que se defrontam muitos países. É um fenómeno de enormes repercussões, na medida em que quase um terço das terras do Globo estão desertas e o deserto avança cada vez mais, sem que se consiga inverter o processo.

“Segundo o Programa das Nações Unidas para o ambiente (PNUA), a desertificação ameaça mais de 110 países, atinge 24 mil milhões de hectares de terra arável e afeta um quinto da população da Terra. Com a redução do espaço agrícola e a diminuição do rendimento da terra, acentua-se a fome e produzem-se os chamados refugiados ambientais: milhões de pessoas já foram obrigadas a deixar os locais onde vivem na América Latina, África e Ásia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.