1 de junho de 2013

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é oficialmente a 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, em celebração da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, é a 1 de junho que esta data é comemorada em quase todo o mundo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só um dia de alegria. Nesta data centenas de crianças continuam a sofrer maus tratos, doenças, a passarem fome e a serem discriminadas.
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise. As populações destes países viviam mal, não havia comida e ou não tinham dinheiro para a comprar. Muitos pais não estavam preocupados com a educação dos filhos, tiravam-nos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras, para contribuírem com o pouco que ganhavam para as despesas familiares. Alguns, por causa da guerra, nem pais tinham! Nessa altura mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e viviam em péssimas condições.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mas era difícil trabalhar para as crianças, porque nem todos os países estavam interessados nos direitos da criança. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho de 1950! Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afeto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; proteção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. Mas só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança", mas infelizmente nem sempre são cumpridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.