No âmbito do projeto de Desenvolvimento das Aprendizagens Curriculares (DAC) do 1ºciclo, com a temática "A água e a vida", foram realizadas durante este período, em articulação com a Biblioteca Escolar, leituras de diferentes obras, em cada ano de escolaridade.
As professores bibliotecárias leram os livros com os alunos e disponibilizaram diferentes recursos para exploração dos mesmos.
Obra literária - 1ºano
O Mar de Luísa Ducla Soares
SINOPSE
A partir de um poema (O Mar) de Luísa Ducla Soares, Pedro Sousa Pereira abre leituras para um texto que nos leva a falar sobre a natureza, a ecologia e até mesmo a nossa história de descobridores.
O Mar
Este é o mar
onde os barcos viajam,
os peixes moram,
os golfinhos saltam,
as baleias lançam repuxos,
as crianças nadam,
os jardins são de coral
e sabem a sal.
Este é o mar
que se esgota em esgoto,
se lixa em lixo,
o das marés negras,
das redes de arrasto,
dos rastos de sangue,
dos cemitérios nucleares,
dos muitos azares.
Este é o mar.
Quem é que entende a canção das ondas?
Luísa Ducla Soares
A partir da leitura e exploração do poema e da audição da canção "Este é mar", na hora da Biblioteca, os alunos do 1ºano da EB da Quinta, Fajozes elaboraram na sala de aula, um desenho coletivo:
A professora bibliotecária enviou o trabalho à autora Luísa Ducla Soares que gostou tanto que o publicou na sua página do facebook.
(clica no link abaixo para veres a publicação da autora):
Os alunos do 1ºano da EB de Quinta, Fajozes cantaram a canção Este é o mar, do grupo "Os Gambuzinos" com música de Suzana Ralha.
Desenhos dos alunos do 1ºano da EB de Parada, Guilhabreu
Nas EB de Gião, Mindelo, Modivas e Real, após a exploração da obra, foi realizada a atividade experimental "Flutuabilidade" (articulação com o projeto Ciências). Conseguir colocar o barco de plasticina a flutuar foi o momento alto da experiência! Em algumas sessões, a experiência foi partilhada entre alunos de vários anos, com os mais velhos a orientar os mais novos. Enriquecedor, sem dúvida!
Obra literária - 2ºano
Nadadorzinho de Leo Lionni
SINOPSE
Algures, num cantinho do fundo do mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, exceto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho. (...)
(clica no link abaixo e vê a história (adaptação)
A leitura e exploração da obra de Leo Lionni é sempre uma excelente oportunidade para conversar sobre o sobre a riqueza da diferença, o sentido de pertença a um grupo e o significado de trabalhar em equipa. Como os peixinhos da história, juntos somos mais fortes, mais eficazes e felizes!
Turma 2VP- EB de Real, Vilar do Pinheiro |
Turma 2VP- EB de Real, Vilar do Pinheiro |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.