29 de março de 2019

Abraça o Mar com Ombela

Dando continuidade ao projeto Abraça o mar!, as professoras bibliotecárias exploraram a obra Ombela a origem das chuvas de Ondajaki com ilustrações de Rachel Caiano. A deusa das chuvas que criou o mar com as lágrimas de sofrimento é o ponto de partida para uma conversa sobre os oceanos, a sua beleza, a sua importância para a vida na Terra e os perigos que enfrentam.
Este conto africano é também uma ponte para a sensibilização dos alunos no que respeita à tragédia que se vive em Moçambique e para o apelo à solidariedade , com a divulgação da campanha "Encomenda solidária", promovida pelos CTT.


28 de março de 2019

BE do Centro Escolar de Labruge na Rede

Decorreu na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, no dia 22 de março, a entrega de prémios relativos às candidaturas RBE 2019. 
O nosso agrupamento  foi premiado com a Integração da biblioteca do Centro Escolar de Labruge na Rede de Bibliotecas Escolares. A cerimónia contou com a presença de vários convidados, entre os quais a Drª Manuela Pargana da Silva, coordenadora da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares   e a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, professora Alexandra Leitão. 
Para receber o prémio, deslocaram-se a Lisboa a sub-diretora do Agrupamento , Conceição Maia e as três professoras bibliotecárias.  

21 de março de 2019

Encontro com Dina Sachse e Sandra Santos



A EB/JI de Fajozes recebeu, no âmbito da Semana da Leitura 2019, a escritora Sandra Santos e a ilustradora Dina Sachse, autoras do livro O Sr. Rimas.

A personagem principal da história, um carteiro que, por falar a rimar, tinha a alcunha de Sr. Rimas, cativou os alunos que não pouparam esforços para fazer belos trabalhos a propósito da obra. 


A presença da dupla de autoras conferiu ao momento uma sabor especial pela dinâmica que criaram na interação entre elas e com os mais novos. 


Encontro com Carla Maia de Almeida




No Centro Escolar de Labruge, a escritora Carla Maia de Almeida fez uma apresentação das suas  obras, que os alunos do 1ºciclo exploraram previamente. Realizaram pesquisas da sua biografia,  fizeram desenhos para decorar o espaço e  cantaram  e declamaram poemas de receção à autora. Houve também espaço para perguntas  e sessão de autógrafos.

20 de março de 2019

Marcadores divertidos

A festa da leitura continua! Ao longo das últimas semanas, a equipa da BE tem proposto a criação de marcadores de livros personalizados, recorrendo à técnica do origami. A atividade  permite  trabalhar conteúdos matemáticos, expressão plástica e criatividade. Os alunos têm aderido com muito entusiasmo e empenho, criando belos marcadores com o seu desenho preferido!





19 de março de 2019

Ana Azevedo apresenta...

... Camilo, um camelo na selva


Camilo, um camelo na selva, escrito por Júlio Borges e ilustrado por Susana Lima, foi o livro apresentado pela contadora Ana Azevedo. A atividade, inserida na Semana da Leitura 2019,  foi dirigida a alunos do pré - escolar e algumas turmas do 1º 
ano dos Centros Escolares de Labruge e Mindelo, da EB/JI de Modivas e do JI de S.Lazáro.
Envolvendo os alunos na narrativa, Ana Azevedo contou a história do camelo que se mudou do deserto para a selva, salientando a importância de aceitação da diferença e o valor da amizade. Um momento ternurento que as crianças tão bem souberam apreciar!









Encontro com Rachel Caiano

.
No âmbito da Semana da Leitura,  decorreu nas escolas de Gião, Vilar do Pinheiro e Facho  um encontro com a ilustradora Rachel Caiano. A escola do Facho recebeu as turmas da escola da Igreja que também participaram na atividade. 
A autora conversou com os alunos sobre o seu trabalho e dinamizou oficinas de ilustração para diferentes faixas etárias.


O livro Ombela, a origem das chuvas de Ondjaki serviu de mote para o trabalho desenvolvido com os alunos mais novos: máscaras decoradas com colagens, inspiradas nas máscaras africanas. 













Os alunos mais crescidos experimentaram pintar a pastel de óleo, imaginando e desenhando um momento de uma narrativa inventada cujas personagens eram dois animais escolhidos aleatoriamente.Serviu de mote a esta atividade a história O leão e o coelho Saltitão de Ondjaki.
Viveram-se momentos cheios de cor, entusiasmo e novas aprendizagens. Para terminar, os autógrafos ilustrados deixaram alunos e professores extasiados! 
  

18 de março de 2019

Literacia da Informação - 6º ano

A Biblioteca vai iniciar a realização de sessões com as turmas de 6º ano sobre o tema: Como realizar um trabalho escolar".
Todos "sabem" mas são poucos os que o fazem corretamente! 
Nunca é de mais esta sensibilização.


Biblioteca D. Pedro IV

15 de março de 2019

Semana da Leitura 2019



A Semana da Leitura decorreu de 11 a 15 de março, no nosso Agrupamento. Em todas as escolas, os cartazes coloridos apelavam à leitura. Festejou-se a leitura com atividades várias. 

Este ano, contextualizando as atividades de leitura com o Projeto "Abraça o Mar!",  as educadoras e os professores titulares nas EB/JI e os professores da primeira aula da manhã nas EB23 leram a cada uma das turmas pequenos excertos ou poemas sobre esta temática, aliciando os alunos a procurar a continuação das histórias na Biblioteca.




Ao longo da semana, todos puderam contar com propostas de leituras, nas Bibliotecas, a partir de  montras de livros. 

Nas EB/JI foram dinamizadas leituras a propósito da temática do mar, elaborados marcadores de livros personalizados, promovidas conversas sobre o que é ser leitor, leituras pelos pais e encarregados de educação a convite de algumas escolas ... Aconteceram encontros com escritores, ilustradores e contadores de histórias...

...  um MAR de experiências fantásticas à volta da LEITURA !

13 de março de 2019

Rui Ramos apresenta....

... Um Chá não toma um Xá 


Um Chá não toma um Xá, de Sérgio Guimarães de Sousa, com ilustrações de Ângela Vieira foi o livro apresentado pelo contador de histórias Rui Ramos, no âmbito da Semana da Leitura 2019. A atividade, dirigida a alunos do 2º ao 4º ano, decorreu na EB/JI de Modivas e no Centro Escolar de Mindelo.

À magia das palavras juntou-se a magia dos truques, criando um momento único de diversão e aprendizagem. Ninguém, pequenos e crescidos, ficou indiferente à apresentação do Rui que conseguiu manter os meninos atentos durante, sensivelmente, uma hora!

... Um Chá não toma um Xá  

mas nós sorvemos a história e os acrescentos do artista com muito entusiasmo. De beber e chorar por mais!