13 de maio de 2015

3, 2, 1 ... lançar sonda na biblioteca!

No âmbito do projeto Newton gostava de ler, a equipa da biblioteca está a dinamizar o último módulo calendarizado para este ano letivo com as turmas do 4.º ano, dedicado á astronomia.

A sessão tem início com um momento de leitura de alguns poemas do livro "Pó de estrelas" de Jorge Sousa Braga. A partir da audição dos poemas, os alunos têm que associar o título e a ilustração de cada texto, com o intuito de sensibilizar os alunos para a leitura e para a arte, através das belas ilustrações apresentadas.
Segue-se um momento em que se aborda a astronomia e é pedido aos alunos para dizerem a sua morada completa, caso tivessem que enviar a carta para outro planeta.
Passando da teoria para a atividade experimental, os alunos são desafiados a construírem um trem de aterragem para a sonda aterrar em segurança no solo da BE com recurso aos materiais expostos, com o menor custo possível na aquisição dos materiais necessários. Os alunos, depois de preparam o plano de trabalho e fazerem o respetivo orçamento, partem para a construção do trem de aterragem.


Terminado o produto, chega o desafio final - lançar a sonda na biblioteca. Será que a sonda sobreviveu à queda, de uma altura de 2 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.