14 de dezembro de 2015

Oficina de Leitura "O Estranhão"

Os alunos de 5º e 6º ano da EB D. Pedro IV estiveram, hoje, na biblioteca para participar numa atividade a partir da leitura do livro "O Estranhão" de Álvaro de Magalhães. Os professores de português desenvolveram esta iniciativa com o apoio da Porto Editora, representada pela Cecília Oliveira, que ofereceu o livro em questão ao 1º e 2º lugar e ainda oito lembranças para os alunos que se classificaram a seguir.
 Parabéns aos 30  participantes que revelaram conhecer muito bem o conteúdo da obra!



11 de dezembro de 2015

Direitos Humanos - 10 dezembro

O Dia dos Direitos Humanos foi um dos temas abordados durante esta semana em algumas bibliotecas escolares. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentarem a sua opinião, exemplificarem com a situação vivida na Síria. Perceberam, ainda, que o ser humano tem direitos, mas também possui deveres a cumprir.
Para explorar o assunto, foi lido e explorado o poema "A Cor que se tem" de Maria Cândida Mendonça. Este texto permitiu praticar a leitura, trabalhar o texto poético e desenvolver a oralidade dos presentes.
Na verdade, nunca é demais relembrar a importância dos direitos humanos e que urge colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.


10 de dezembro de 2015

Atchuuu!

Os minutos de leitura foram dedicados ao livro Atchuuu! de Mij Kelly e Mary Mcquillan, um guia completo das boas maneiras, que permite reforçar as regras da boa educação e, em simultâneo, abordar o corpo humano, saúde, higiene.
A Suzi Su espirrou mas não tapou a boca com a mão. Os seus amigos animais que viviam consigo numa quinta ficaram absolutamente horrorizados. Até lhe perguntaram se tinha nascido no Zoo… Estava na hora de lhe ensinarem boas maneiras!

Um livro em rima divertidíssimo sobre a boa educação, com a mensagem de que não somos superiores aos outros e, por isso, não devemos ferir os seus sentimentos.

Big 6




Ao longo do 1º período, a equipa da biblioteca, em articulação com a professora Cecília Torrão, desenvolveu um trabalho de projeto no âmbito da literacia da informação. O trabalho foi realizado com uma turma do 3º ano e teve como objetivo principal iniciar os alunos na utilização do modelo de pesquisa Big 6 para a realização de trabalhos de pesquisa. Os temas tratados, em trabalho de grupo, versaram conteúdos programáticos de Estudo do Meio (nacionalidade, naturalidade e organização administrativa do país) e, ao longo do projeto, os alunos tiveram oportunidade de experimentar a pesquisa em vários formatos, incluindo, formato digital. Passando pelas várias fases propostas no modelo, os alunos chegaram ao produto final, no caso, mapas e cartazes que serão expostos na escola. 

Natal nas asas do Arco-Íris

Nesta quadra festiva, a equipa da BE escolheu dinamizar o livro Natal nas Asas do Arco-íris de Alice Cardoso e Sandra Serra para espalhar a cor e a magia do Natal nas escolas do agrupamento.
Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?
Sem reunir, à partida, elementos típicos da quadra natalícia (Menino Jesus, Pai-Natal, estrela, pinheiro, … ), a história de Alice Cardoso é um excelente ponto de partida para uma conversa sobre o
que é realmente importante no Natal… e, afinal, na vida humana.

A música instrumental e as montras de livros natalícios ajudam a criar o ambiente. Após a exploração da história, os alunos são desafiados a pedir um desejo à fada Ariela e a reunir alguns desejos da turma num colorido floco de neve. Alguns alunos estão também a construir casas (cinzentas e coloridas), para, todos juntos, construirmos o cenário da história!     

Votos de um Feliz Natal nas asas do arco-íris!!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

8 de dezembro de 2015

Somos iguais, diferentes


Na EB/JI de Gião, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi assinalado com uma atividade realizada em articulação com a Educação Especial, as professoras titulares e a educadora. A exploração do livro O pequeno Trevo (Ana Cristina Luz e Margarida Oliveira) e a audição da música “Somos iguais, diferentes”, de João Portugal, deram o mote para uma interessante conversa sobre o direito a ser diferente. Afinal, o pequeno trevo que nascera com quatro folhas e era posto de parte pelos outros, era o trevo da sorte! No final, os alunos foram convidados a personalizar um trevo. Os trabalhos serão expostos, enchendo um placard de belos e diferentes trevos de quatro folhas!





4 de dezembro de 2015

FEIRA DO LIVRO

Está a decorrer a Feira do Livro, nas duas bibliotecas das escolas 2,3. Neste Natal, são muitas as publicações que enchem os olhos de cor e brilho.



3 de dezembro de 2015

Não quero usar óculos

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A equipa da BE leu e explorou o livro da Carla Maia de Almeida e André Letria, intitulado Não quero usar óculos, para abordar e sensibilizar para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

A dinamização deste livro contou com um acessório diferente- óculos especiais para visualizar a história. A leitura, exploração do livro e da temática, visualização de um vídeo sobre o mesmo, partilha de vivências foi completada com a imaginação dos nossos pequenos leitores que enumeraram outros modelos de óculos, dando continuidade ao livro. Alguns trabalhos foram expostos nas bibliotecas.

30 de novembro de 2015

A raposa e o corvo

Em articulação com os professores das turmas, as professoras bibliotecárias selecionaram a obra "Teatro às três Pancadas" de António Torrado, recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 4º ano de escolaridade para trabalhar com algumas turmas do agrupamento.


Como motivação para a leitura, foi lida e explorada a fábula da Raposa e do Corvo, seguindo-se a exploração da cena de teatro com o mesmo título.
A atividade terminou com a dramatização desta peça de
teatro pelos alunos. O corvo, a raposa e o narrador desempenharam papéis ativos nas
bibliotecas. 






Cheira a Natal nas Bibliotecas Escolares!

Com o aproximar do Natal, a equipa da BE tem realizado montras de livros alusivas a esta época festiva para despertar os sentidos dos nossos leitores.


Missão cumprida!


Frederico


A equipa da BE tem dinamizado o livro de Leo Lionni intitulado Frederico, neste final de outono.
O livro fala de uma família de ratos que recolhe provisões e todos trabalham, exceto Frederico, que aparentemente não faz nada. Mas ele também aprovisiona: raios de sol, cores, palavras... Quando chega o inverno, comprova-se que o seu labor poético foi imprescindível para os ratos suportarem melhor a crueza da estação. 
Este livro permite articular com o currículo, nomeadamente com a matemática, estudo do meio, além da área de língua portuguesa...


24 de novembro de 2015

Educação Literária – 1.º Ciclo



A equipa da BE, em articulação com os docentes do 1.º ciclo, encontram-se a ler e a explorar obras que constam da Educação Literária, que é um domínio de referência nas novas Metas Curriculares de Português definidas pelo Ministério da Educação em abril de 2012.

A criação deste domínio, que indica os objetivos a alcançar e os respetivos descritores de desempenho, pretende, por um lado, valorizar a literatura junto dos alunos, uma vez que veicula tradições e valores e, como tal, é parte integrante do património nacional, e, por outro, contribuir para a formação completa do indivíduo e do cidadão.
Neste contexto, a BE, procura disponibilizar os livros pedidos pelos professores do agrupamento, sempre que possível, e apresentar propostas de trabalho para os livros trabalhados. Para fomentar os alunos para este domínio, as professoras bibliotecárias dinamizam atividades diversificadas (dramatizações, leitura coletiva, livros digitais ...), com o objetivo de motivar os presentes para a leitura. Os livros que se encontram a ser dinamizados neste período são:



1.º ano: Corre corre cabacinha de Alice Vieira
2.º ano: A Girafa que comia
estrelas de José Eduardo Agualusa
3.º ano: conto O fato novo do sultão de Guerra Junqueiro
4.º ano: O Gigante Egoísta de Oscar Wilde



23 de novembro de 2015

Dia Mundial da Televisão - 21 novembro

O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de novembro. Neste sentido, a equipa da BE dá a conhecer factos relevantes a esta “caixa mágica”, não esquecendo de colocar a música de abertura da RTP naquela altura.

Em Portugal, a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980.
Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.


Foi uma verdadeira viagem ao passado que despertou a curiosidade dos nossos alunos que, certamente, iria continuar nas suas casas!

Em algumas turmas, os alunos experimentaram "fazer televisão" num programa em direto sobre as suas leituras.

Animais... e muito mais

Este livro de Maria Luísa Carvalhas apresenta-se em forma de jogo, tomando a leitura uma atividade divertida. Rimas e curiosidades sobre o mundo fascinante dos animais, com ilustrações que põem à prova a capacidade de atenção e observação dos mais novos.
Como motivação para a leitura, os alunos tinham uma caixa surpresa de onde foram retirando os animais intervenientes no livro.
Após a descoberta dos animais e a exploração do livro, foi proposta uma atividade de acordo com a faixa etária dos alunos. 


Uma atividade empolgante que permitiu a participação ativa do grupo!

20 de novembro de 2015

Missão Pijama

A equipa da BE, em articulação com o Centro Escolar de Labruge e o JI de Gião, associou-se à Missão Pijama que é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
A Missão Pijama da MUNDOS DE VIDA nasceu com este propósito e tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas de sensibilização, sendo uma das mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA.
Neste contexto, após a explicação desta missão nos dias de hoje, foi lido e explorado o livro “Elmer e o ursinho Perdido” de David Mckee para os mais pequenos. O elefante Elmer, aos quadrados coloridos, mais famoso no mundo inteiro, anda à procura do ursinho de peluche do Bebé Elefante.
Para os mais velhos, foi explorado o livro “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein .

No final de cada sessão, as turmas cantaram e dançaram o hino da missão pijama. Sem dúvida, um dia com uma magia diferente em torno dos afetos.

17 de novembro de 2015

Eu sou e tu és especial!

No contexto da temática da identidade e do género,  foi dinamizado o livro “Sou Especial Porque Sou Eu!” de Sarah Massini.
Como motivação para a leitura, foi criado um momento de partilha em que cada aluno apresentou o seu colega, destacando o que ele tinha de mais especial.
Após a leitura e exploração deste livro, os alunos mais novos concluíram que, afinal, todos somos especiais.
Esta história é um exemplo de como um menino transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e uma mãe fantástica!


Um livro recomendado para crianças e graúdos.