10 de dezembro de 2014

E o dia chegou ...


Desde o mês passado que as atividades na BE da EB Gonçalo Mendes da Maia giraram, de um modo especial, em torno do escritor e ilustrador Pedro Seromenho, com o intuito de preparar este encontro tão especial.
Nas sessões realizadas, as turmas ficaram a conhecer a sua vida e obra, foram explorados alguns dos seus livros em articulação com o currículo, abordando as seguintes temáticas – o aparelho digestivo, a reciclagem, a prevenção rodoviária, a história de Portugal (Rei D. Afonso Henriques) e o Natal. Para completar a dinamização dos livros selecionados, foram projetados os booktraillers e propostas algumas atividades.
Após este trabalho prévio, finalmente, chegou o dia tão esperado, 9 de dezembro, em que a escola recebeu calorosamente o ilustre convidado. Foram agendadas 3 sessões na biblioteca escolar, a primeira para o 1.º e 3.º anos desta escola, a seguinte para as turmas do 2.º e 4.º anos da EB de Parada e, por fim, para os grupos do JI de S. Lázaro que se deslocaram à EB Gonçalo Mendes da Maia.
Todas as sessões foram pautadas pela magia das histórias e das ilustrações, momentos musicais, pelo incentivo à leitura à escrita, pela interação dos alunos que ficaram fascinados com os desenhos criados no final de cada sessão.


Pedro Seromenho também teve algumas surpresas: um aluno com NEE que recitou um pequeno texto, os alunos do JI elaboraram desenhos sobre o livro “Porque é que os animais não conduzem?” que foram compilados num PPT.
No final de cada sessão, houve sempre um espaço para questões e respetivos autógrafos, marcados por uma ilustração em cada livro.



A equipa da BE agradece a colaboração e articulação de todos os intervenientes que tornaram este encontro tão especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.