14 de novembro de 2012

OUTUBRO NAS BE 1.º CICLO


 
APRESENTAÇÃO DA BE
Na primeira semana de outubro e no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos vieram conhecer a Biblioteca Escolar ficando a saber como funciona e como está organizada.

Para perceberem melhor a disposição e organização dos livros (fundo documental) participaram na organização de um cartaz colocando a miniatura de um livro no local apropriado de acordo com o código estabelecido e usado na biblioteca.

Por fim, fizeram uma ficha de trabalho só para verificarem se já sabiam organizar os livros por cores e por símbolos. Alguns ainda fizeram um pequeno desenho sobre o que gostaram mais de ver na biblioteca. Todos souberam fazer a ficha e portaram-se muito bem!
 
  DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


 

 

 

 

        Na semana do Dia Mundial da Alimentação aprendemos que uma alimentação equilibrada nos pode salvar de idas ao médico para tratar de problemas de saúde graves que foi exatamente o que aconteceu ao Bisneco Zeco-Teco Patarudo, triste herói da história de José Fanha “O dia em que a barriga rebentou”.

O Bisneco não teve cuidado com a alimentação, mas nós não queremos ser como os pássaros Bisnaus e com a ajuda de um cartaz aprendemos a distinguir alimentos saudáveis dos alimentos que nos fazem mal e que fizeram a barriga do Bisneco inchar…inchar…quase ao ponto de rebentar!



APRESENTAÇÃO DO PROJETO LEITURAS VI(VIDAS)

Na nossa Biblioteca Escolar foi colocado um baú de livros forrado com páginas de histórias cheias de imaginação!


Ficamos logo curiosos! Que livros seriam aqueles?!

São os livros do projeto de leitura “Leituras Vi(vidas)”!

Fomos ao baú e cada um escolheu o que mais lhe interessava. Requisitamos o livro e agora vamos lê-lo em casa!

Os mais velhos leem sozinhos, os mais novos pedem ajuda aos adultos e é só deixarmos a nossa imaginação trabalhar para vivermos aventuras através da leitura.

 

 

 


DIA DAS BRUXAS - HALLOWEEN
 

 

O mês de outubro termina com o Halloween (Noite das Bruxas).

A obra escolhida para explicar aos alunos as tradições e costumes associados a esta data foi “Marcelina e a noite de Halloween” da escritora e ilustradora Christel Desmoinaux.

As bibliotecas foram preparadas a rigor e foi num ambiente “divertidamente aterrador” que ficamos a conhecer a Marcelina e a perceber o significado de algumas brincadeiras associadas ao Halloween.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.