4 de novembro de 2022

Ler para a Paz e Harmonia globais

O tema escolhido para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022- "Ler para a Paz e Harmonia globais"- toca, como habitualmente, em questões fundamentais e atuais da vida humana. Ensinar aos mais novos a Paz e a Harmonia é um caminho longo que se vai construindo na partilha do dia a dia. Os livros e os momentos de leitura são importantes neste caminho. 

Nas bibliotecas do 1º ciclo/pré-escolar, durante o mês de outubro,  foram trabalhados vários textos que, de forma mais ou menos direta, transmitem valores de respeito pelo Outro e pelo Lugar onde vivemos. Aprendendo a partilhar, a aceitar os outros com as suas diferenças, a querer apenas o essencial, entre outros valores, torna-se mais fácil viver em paz e harmonia.

Algumas histórias...

Ninguém é igual a ninguém de Susana Amorim e Raquel Pinheiro(ilustração)- na turma do Rui todos são diferentes. Há quem aprenda mais devagar, quem corra muito rápido...

Cornelius de Leo Lionni- Cornelius via coisas que nenhum outros crocodilo vira antes....

Ubuntu, um conto africano que ensina a partilhar. Como dizem, no final, as crianças da história "Ubuntu! Como poderia um de nós ficar feliz vendo que os outros estavam tristes?".

O Monstro das Cores e o Monstro das Cores vai à Escola de Anna Llenas

Sala 1 Modivas


Turma 7 MIN- 4º ano Mindelo
Turma 7 MIN- 4º ano Mindelo











A Baleia que queria mais de Rachel Bright- A Baleia Humberto deambula pelas profundezas à procura do que lhe falta para se sentir completa... Onde está afinal a felicidade? 
Demasiado  de Emily Gravett- Será que é preciso tanto para um ninho perfeito? Mia e Artur vão descobrir!  
Afinal, o que terão em comum Mia, Artur e Humberto? 

E já com um cheirinho a Halloween: O mistério da minha vizinha de Sylvie Rainaud- Depois de um grande susto, Martim, o gato riscado,  aprendeu que "Nem tudo o que parece é!".

Sala 2 Mindelo




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.