13 de dezembro de 2018

Natal nas EB/JI



Com a chegada da época natalícia, as professoras bibliotecárias dinamizaram algumas obras  alusivas à temática.


Feliz Natal Lobo Mau de Clara Cunha e Natalina Cóias

O Lobo Mau, que na noite de Natal andava à procura da Capuchinho Vermelho, encontrou o Pai Natal e, prometendo que se portaria bem, conseguiu receber um presente muito especial, um coelhinho branco e fofinho! Será mesmo? Ou quererá o Pai Natal dar uma lição ao Lobo Mau?


A Prenda de Natal do Henrique Semprespera de John Burninghan  

https://pt.slideshare.net/curiososavista/henrique-semprespera  

Uma história cujo o texto se repete intencionalmente,  permitindo a interação com  as crianças, remetendo-lhes algumas questões para a resolução de problemas, e de valores de cidadania, tais como  solidariedade e tolerância:
Se eu fosse o Henrique Semprespera, gostava que o Pai Natal me desse...

Os Três Presentes de Álvaro de Magalhães

Uma atividade de leitura a pares (um livro para dois alunos) para o 4ºano.

   
Os três presentes narra a história de uma amizade entre três jovens e um homem idoso, dobrado pela tristeza e pela doença. Pedro, Teresa e João escolheram os melhores presentes para o amigo doente: amor, silêncio e alegria. O problema era: como guardar alegria dentro de um frasco de vidro? E amor? Será que um pouquinho de amor também lá cabe? E um bom naco de silêncio? Eles experimentaram e o resultado foi o renascimento do Sr. Martins no dia mais diferente dos dias diferentes: o dia de Natal.  


"O Sorriso" de Manuel António Pina
 (conto do livro o Cavalinho de Pau do Menino Jesus)

História apresentada em powerpoint aos alunos dos 4ºano.

Neste conto o Menino Jesus  encontra-se ainda dentro da barriga da mãe, tentado perceber o que significa a palavra "nascer".

Foram ainda explorados o texto "O Bolo-Rei" de António Torrado e a canção "Cantiga de  dezembro" do   Bando dos Gambozinos - CD “As sete Quintas 1”. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.