10 de novembro de 2016

Leituras com sustos, disfarces e receita


De regresso às suas escolas, as professoras bibliotecárias dinamizaram uma atividade no âmbito da comemoração do Halloween.
A sessão teve início com a audição da canção “Conta-me um conto” de João Lóio do livro O Segredo Maior – Canções a brincar, seguindo-se o preenchimento de um texto lacunar.
Um dos contos lidos e exploradso foi o de Christel Desmoinaux intitulado Marcelina e a noite de Halloween, Uma festa de sustos, disfarces e receitas. Os alunos ficam a conhecer a bruxinha Marcelina que ficou assustada quando a sua avó lhe falou de espíritos, fantasmas e monstros e lhe contou a lenda na Noite de Halloween. No final, o livro transforma-se numa festa infantil com 
disfarces, tarte de abóbora, grinalda de abóboras e bonitas lanternas. Foi também trabalhado e dramatizado o livro O Mistério da minha Vizinha de Sylvie Rainaud que permite a exploração da questão do “parecer” e do “ser”. Algumas turmas tiveram ainda a oportunidade de inventar histórias assustadoras a partir de imagens alusivas ao Halloween.

Os alunos requisitaram livros de acordo com a temática exposta na montra de livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.