Educação Literária - 1º CICLO


Atividade de Articulação Curricular

Uma vez por  período, as professoras bibliotecárias promovem, na Biblioteca, atividades de leitura de uma das obras da Educação Literária, para cada ano de escolaridade.

1º ano

         1º período   

A Ovelhinha Preta

Sinopse

Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.


            
 2º período

Wook.pt - O Menino da Lua e Corre, Corre, Cabacinha
 Sinopse

Acreditavam os antigos que tudo está escrito na Lua. Também, nesta primeira história, a Lua vai determinar o futuro de um menino que escapa de um destino de miséria e maus-tratos acaba em filho de rei.
A segunda história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado…
Nesta coleção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa.


      3º período
             
Wook.pt - O Coelhinho Branco

Sinopse

As histórias da Coleção Ver e Ler são importantes auxiliares de uma aprendizagem da leitura, em que a criança descobrirá por si uma nova aptidão como se o livro falasse só para ela. Ver e Ler como o Coelhinho Branco foi ajudado pela formiga.                                                                


2º ano

 1º período 
Wook.pt - Uma Flor Chamada Maria
Sinopse

«- Queres viajar, Maria Flor? Viajar é correr mundo, voar mais alto que os pássaros ou pisar o chão da Terra ou as ondas do Mar Alto...É ver bichos de muitas cores e feitios, montanhas, rios e ribeiros e pessoas e lugares...Conhecer e descobrir, inventar e duvidar sabendo cada vez mais, sem nunca pensar que basta o mundo que se conhece. E alargá-lo com amor dentro de nós e dos outros.»

2º período 

Wook.pt - O têpluquê e outras histórias
Sinopse

"Gigões e Anantes"

Brincar com as palavras é divertido!
É isso mesmo que faz o autor, Manuel António Pina, neste livro para saborear e sorrir.

3º período 


Wook.pt - O Elefante Cor-de-RosaSinopse

A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- -de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.



     3º ano


         1º período 


Wook.pt - As Fadas Verdes
Sinopse

Plano Nacional de Leitura. Leitura Obrigatória no 3º ano. 
Este é um livro de poesia de Matilde Rosa Araújo centrado na Natureza, na sua beleza e transformação.
A Natureza é habitada por criaturas delicadas e cheias de vida, como a garça, a borboleta ou o rosmaninho, a romã, as flores do jacarandá. essas criaturas são as Fadas Verdes, e são elas que nos falam de sentimentos e de vivências de uma forma original. 

                                         2º período



Wook.pt - O Senhor do seu Nariz
Sinopse

Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para o 3º ano, destinado a leitura autónoma.
Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado. 
Em linha, consultado a 03-06-20, em https://www.wook.pt/livro/o-senhor-do-seu-nariz-alvaro-magalhaes


3º período

Wook.pt - Poemas da Mentira e da Verdade
Sinopse

Plano Nacional de Leitura. Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. 
Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação, da fantasia, do "nonsense" e o s«da seriedade, da objetividade, do espírito crítico.  Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora. Dedicados a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia,  este livro cativa-las-á pela irreverência, pelo jogo de palavras, pela cumplicidade com o mundo das crianças. Revela-se, na opinião de muitos professores, como um excelente recurso para os miúdos que não lêem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blogue não se responsabilizam pelos comentários do mesmo.