Mais do que uma exposição, este mural pretende simbolizar a união entre pessoas e culturas, reforçando a ideia de que é possível construir um mundo melhor através da tolerância, da empatia e da solidariedade".
EB D. Pedro IV; EB Maria Pais Ribeiro - A Ribeirinha; EB Facho-Vila Chã; EB Gião de Cima; EB Gonçalo Mendes da Maia-Guilhabreu; EB Igreja-Modivas; EB Labruge; EB Mindelo; EB Quinta-Fajozes; EB Real-Vilar do Pinheiro
Estamos na época das leituras que apelam ao nosso imaginário ligado ao mundo de seres fantásticos como bruxas e vampiros.
Nas bibliotecas, fizemos uma decoração bastante apelativa com várias sugestões de leitura.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia 27/10.
Para dar início ao tema nas bibliotecas do 1ºciclo, foi lida e explorada a história: Uma Biblioteca é um casa onde cabe toda a gente, de Mafalda Milhões.
Este ano, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, sendo assinalado em paralelo com o 80.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
A temática proposta para este ano convida a uma reflexão sobre o papel de individual e coletivo de cada um, não só para uma alimentação mais sustentável, como também para o direito à alimentação.
https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-mundial-da-alimentacao-2025
Nas nossas bibliotecas, propusemos uma leitura: A surpresa de Handa de Eileen Browne
A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo…
Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!![]() |
| EB D. Pedro IV |
![]() |
| EB A Ribeirinha |
Nesta história, passada na savana africana, as duas amigas
parecem felizes com a sua vida simples, partilhando o que a Natureza generosa
lhes dá.
Mas em África e em muitos outros lugares do Mundo, muitas
histórias de alimentação não são felizes.
Muitas crianças e pessoas de todas as idades não têm comida e água potável suficiente para se alimentarem, ou até sobreviverem. Muitos MORREM À FOME!
Para que ninguém se esqueça destas pessoas, há 80 anos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) decidiu celebrar o…
Dia Mundial da Alimentação- 16 de outubro
O meu Animal é especial!
Para celebrar o Dia do Animal, a biblioteca convidou os alunos a partilhar os seus animais de companhia (ou os que gostariam de ter) através de um desenho, colagem, fotografia ou apenas um texto, para expor na Biblioteca.
Os animais fazem-nos companhia e dão-nos um carinho especial!
No dia 11 de setembro iniciou-se o ano letivo com a receção aos alunos em todas as escolas do Agrupamento.
Os alunos do 5º ano, acompanhados pelos diretores de turma, fizeram uma breve visita às bibliotecas das EB D. Pedro IV e Maria Pais Ribeiro "A Ribeirinha". Ao longo do mês de outubro, voltarão às bibliotecas para uma sessão de formação de utilizadores. Durante este mês, decorrerá a receção aos alunos nas bibliotecas do 1º ciclo.
Este ano a equipa dos professores bibliotecários tem uma nova coordenadora, a profª Ana Valente, que ficará responsável pelas Bibliotecas das EB2,3 do Agrupamento.
A professora Carla Bacelos iniciou funções como professora bibliotecária neste agrupamento e será responsável pelas bibliotecas das escolas de Mindelo, Real- Vilar do Pinheiro, Modivas e Gião.
A professora bibliotecária Manuela Costa dará continuidade às suas funções nas escolas de Labruge, Quinta- Fajozes, Facho- Vila Chã e em Guilhabreu, nas escolas Gonçalo Mendes da Maia, Parada e JI de S. Lázaro.
BOM ANO LETIVO!
Projeto MMC - Projeto Monitoramento Mirim Costeiro
No âmbito do Programa Escola Azul, foi desenvolvido um DAC, na E.B. A Ribeirinha, com as turmas do 6ºL e do 8ºL, o Projeto MMC.
Foi com grande expectativa, que no dia 30 de abril, a Ribeirinha recebeu a visita da coordenadora deste projeto, a oceanógrafa Caroline Schio. Os alunos das turmas envolvidas neste projeto, não poderiam ter aproveitado e gostado mais ! Foi uma conversa muito clarificadora, interessante e que os motivou a continuar e fomentar mais destas atividades.
A iniciativa do 3.º Ciclo
de Conversas Arte, Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, aberto à comunidade
educativa do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde., foi um sucesso!
Pensado e desenvolvido pela professora Ângela Ferreira com várias parcerias institucionais, este ciclo tornou os assistentes presentes na Biblioteca da Escola A Ribeirinha, mais conscientes de direitos e deveres que cada um tem e do muito que há a fazer para minorar os flagelos que teimam em assolar o nosso planeta. A todos, palestrantes e os que assistiram, muito obrigado. Ficaremos ansiosamente à espera do próximo encontro.
"Día del Libro"
O Grupo Disciplinar de Espanhol assinalou o "Día del
Libro" em finais de abril. Promovendo sempre as atividades de apresentações e partilhas, tão necessárias e incentivadas pela BE, foi dado a conhecer e devidamente explicado pelo nosso colega e autor do livro: "Partículas".
Esta apresentação para 4 turmas de 7.º ano, A, C, D e F, não podia ter sido melhor recebida pelos nossos alunos! Ouviram, sentiram, experimentaram e ficaram encantados durante todo este ato.
A exposição designada "Anne Frank: Uma História para Hoje" surge no contexto de um projeto que pressupõe a formação de alunos guias.Foram 10, os alunos de 9⁰ano que se juntaram a um grupo de alunos da ES José Régio e, sob a orientação da Catarina Mendes se prepararam, ao longo de dois dias, para realizar estas visitas nas suas escolas.
O objetivo de mostrar a visita a todas turmas da EB D. Pedro IV foi cumprido pelos nossos alunos, sempre com muita alegria e profissionalismo! Também usufruíram desta visita os utentes do Centro de dia de Mindelo, o que mostra bem que o nosso Agrupamento está sempre aberto a toda a comunidade.
Muitos Parabéns a todos os envolvidos.
Comemoração
do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
No dia 3 de dezembro, os alunos das escolas Ribeirinha e Mindelo, do Agrupamento D. Pedro IV, participaram numa comemoração no Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovendo a Inclusão e Diversidade. O evento incluiu atividades de animação/sensibilização sobre a inclusão e sobre como juntos, podemos construir uma sociedade mais unida, solidária e inclusiva.
Inspirados pela temática “Vamos Festejar a Diversidade”, os alunos do 9.º H
criaram frases que foram exibidas numa faixa alusiva ao tema. A programação
contou ainda com a presença de um DJ, bem como a participação em atuações de
expressão dramática, proporcionando momentos de interação dinâmica e divertida
entre os estudantes das várias instituições participantes.
Como
parte integrante desta celebração e com o objetivo de sensibilizar a comunidade
vilacondense, foi promovida uma exposição de layouts criados pelas
escolas e instituições, espalhados pelas ruas da cidade. Estes trabalhos visam
alertar para a importância de práticas inclusivas e para o reconhecimento da
diversidade, contribuindo para aumentar a consciência da comunidade escolar e
local.
Professores Marília Ferreira e Mário Borges e os alunos do 9.ºH.