29 de maio de 2024

Entrelinhas de afeto

 



O concurso “Entrelinhas de afeto”, organizado pela Associação Cívica de São Salvador de Macieira da Maia, em colaboração com o projeto de voluntariado “Ajuda Hoje”, tem como destinatários os alunos da EB "A Ribeirinha". Trata-se de um concurso de poesia, subordinado ao tema "Cores da Diversidade".

No dia 19 de maio, foi realizada uma Cerimónia da entrega de prémios aos alunos vencedores. No escalão - 2º ciclo, o primeiro lugar foi para a aluna Carla Sofia Carvalho do 6ºL e foram atribuídas duas menções honrosas aos alunos César Silva e Miguel Maia do 5ºJ. No 3º ciclo, foi vencedor o aluno Alcindo Oliveira do 9ºJ; receberam, ainda, menções honrosas, os alunos Lara Gomes do 8ºJ e Clara Oliveira do 8ºN.

A cerimónia decorreu na presença da coordenadora professora da EB A Ribeirinha, Margarida Ferraz e do Presidente da Associação, Tiago Neves.

Esta iniciativa reveste-se de toda a importância pois aproxima a comunidade escolar da comunidade em que está inserida.

 


 

1 de maio de 2024

Abril depois de Abril - Partilhar Abril


#rbe50anos25abril
#50anos25abril

Durante os meses de março e abril, decorreram algumas atividades, no âmbito da Semana da Leitura, sob o tema "Leituras de Abril". 

A contadora de histórias Inácia Cruz apresentou a história  Miguel e Kiko no 25 de Abril de Gisela Silva  em algumas escolas do 1º ciclo. 

Através da dramatização da história, a contadora conduziu os alunos na representação das diferentes personagens do antes e depois do 25 de Abril,  levando-os à compreensão deste dia histórico que nos devolveu a Liberdade.



O mesmo livro- Miguel e Kiko no 25 de Abril- foi apresentado noutras escolas pelo contador Rui Ramos. Humor e magia, uma narração viva e entusiasta  que cativa os espetadores do início ao fim. 


A autora Fátima Rego  apresentou o seu livro As Danadinhas do 25 de Abril de 1974, uma história dirigida às crianças do pré-escolar, que também envolveu  alunos do 1ºciclo.
A história foi contada através da dramatização e muita música,  em interação com as crianças e alunos das diferentes escolas. Todos cantaram a "Canção da Gaivota" e no final a "Grândola Vila Morena".

Sinopse:
Nos jardins de Portugal, as flores estão tristes, sentem-se infelizes, pois não podem falar, não podem cantar. Não existe Liberdade! As Danadinhas, que são umas ervas daninhas, mandam em tudo e todos. Mas num certo dia a situação vai mudar...

As autoras Patrícia Macedo e Inna Suyunova (ilustradora) apresentaram a sua obra A Rainha de Lisboa, atividade promovida pela Biblioteca Municipal. Um livro lindíssimo que é também uma mensagem de liberdade. Assim termina o texto que consta na contracapa: "Urge bradar aos homens, mais do que aos céus, que a voz é como um pássaro que não precisa de asas para voar".