14 de dezembro de 2015

Oficina de Leitura "O Estranhão"

Os alunos de 5º e 6º ano da EB D. Pedro IV estiveram, hoje, na biblioteca para participar numa atividade a partir da leitura do livro "O Estranhão" de Álvaro de Magalhães. Os professores de português desenvolveram esta iniciativa com o apoio da Porto Editora, representada pela Cecília Oliveira, que ofereceu o livro em questão ao 1º e 2º lugar e ainda oito lembranças para os alunos que se classificaram a seguir.
 Parabéns aos 30  participantes que revelaram conhecer muito bem o conteúdo da obra!



11 de dezembro de 2015

Direitos Humanos - 10 dezembro

O Dia dos Direitos Humanos foi um dos temas abordados durante esta semana em algumas bibliotecas escolares. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentarem a sua opinião, exemplificarem com a situação vivida na Síria. Perceberam, ainda, que o ser humano tem direitos, mas também possui deveres a cumprir.
Para explorar o assunto, foi lido e explorado o poema "A Cor que se tem" de Maria Cândida Mendonça. Este texto permitiu praticar a leitura, trabalhar o texto poético e desenvolver a oralidade dos presentes.
Na verdade, nunca é demais relembrar a importância dos direitos humanos e que urge colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.


10 de dezembro de 2015

Atchuuu!

Os minutos de leitura foram dedicados ao livro Atchuuu! de Mij Kelly e Mary Mcquillan, um guia completo das boas maneiras, que permite reforçar as regras da boa educação e, em simultâneo, abordar o corpo humano, saúde, higiene.
A Suzi Su espirrou mas não tapou a boca com a mão. Os seus amigos animais que viviam consigo numa quinta ficaram absolutamente horrorizados. Até lhe perguntaram se tinha nascido no Zoo… Estava na hora de lhe ensinarem boas maneiras!

Um livro em rima divertidíssimo sobre a boa educação, com a mensagem de que não somos superiores aos outros e, por isso, não devemos ferir os seus sentimentos.

Big 6




Ao longo do 1º período, a equipa da biblioteca, em articulação com a professora Cecília Torrão, desenvolveu um trabalho de projeto no âmbito da literacia da informação. O trabalho foi realizado com uma turma do 3º ano e teve como objetivo principal iniciar os alunos na utilização do modelo de pesquisa Big 6 para a realização de trabalhos de pesquisa. Os temas tratados, em trabalho de grupo, versaram conteúdos programáticos de Estudo do Meio (nacionalidade, naturalidade e organização administrativa do país) e, ao longo do projeto, os alunos tiveram oportunidade de experimentar a pesquisa em vários formatos, incluindo, formato digital. Passando pelas várias fases propostas no modelo, os alunos chegaram ao produto final, no caso, mapas e cartazes que serão expostos na escola. 

Natal nas asas do Arco-Íris

Nesta quadra festiva, a equipa da BE escolheu dinamizar o livro Natal nas Asas do Arco-íris de Alice Cardoso e Sandra Serra para espalhar a cor e a magia do Natal nas escolas do agrupamento.
Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?
Sem reunir, à partida, elementos típicos da quadra natalícia (Menino Jesus, Pai-Natal, estrela, pinheiro, … ), a história de Alice Cardoso é um excelente ponto de partida para uma conversa sobre o
que é realmente importante no Natal… e, afinal, na vida humana.

A música instrumental e as montras de livros natalícios ajudam a criar o ambiente. Após a exploração da história, os alunos são desafiados a pedir um desejo à fada Ariela e a reunir alguns desejos da turma num colorido floco de neve. Alguns alunos estão também a construir casas (cinzentas e coloridas), para, todos juntos, construirmos o cenário da história!     

Votos de um Feliz Natal nas asas do arco-íris!!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

8 de dezembro de 2015

Somos iguais, diferentes


Na EB/JI de Gião, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi assinalado com uma atividade realizada em articulação com a Educação Especial, as professoras titulares e a educadora. A exploração do livro O pequeno Trevo (Ana Cristina Luz e Margarida Oliveira) e a audição da música “Somos iguais, diferentes”, de João Portugal, deram o mote para uma interessante conversa sobre o direito a ser diferente. Afinal, o pequeno trevo que nascera com quatro folhas e era posto de parte pelos outros, era o trevo da sorte! No final, os alunos foram convidados a personalizar um trevo. Os trabalhos serão expostos, enchendo um placard de belos e diferentes trevos de quatro folhas!





4 de dezembro de 2015

FEIRA DO LIVRO

Está a decorrer a Feira do Livro, nas duas bibliotecas das escolas 2,3. Neste Natal, são muitas as publicações que enchem os olhos de cor e brilho.



3 de dezembro de 2015

Não quero usar óculos

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A equipa da BE leu e explorou o livro da Carla Maia de Almeida e André Letria, intitulado Não quero usar óculos, para abordar e sensibilizar para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

A dinamização deste livro contou com um acessório diferente- óculos especiais para visualizar a história. A leitura, exploração do livro e da temática, visualização de um vídeo sobre o mesmo, partilha de vivências foi completada com a imaginação dos nossos pequenos leitores que enumeraram outros modelos de óculos, dando continuidade ao livro. Alguns trabalhos foram expostos nas bibliotecas.